RETIRO NATURALEZA

O Retiro Naturaleza nasce do desejo genuíno de compartilharmos o espírito da floresta e a força das medicinas da natureza com mais irmãos de caminho.
Uma imersão completa com vivências de cura, música, dança, trilhas, banho de cachoeira, aulas de yoga e rituais com as medicinas do Cacau, Rapé e Ayahuasca.
É uma vivência para quem sente o chamado interior de estabelecer uma conexão com o nível mais profundo do ser e criar uma atmosfera segura para ir além do racional, acessando ensinamentos sagrados que o convidarão a enxergar por trás dos conceitos e condicionamentos da mente, curando as emoções, o corpo e se abrindo à realidade do espírito.
Sobre as medicinas
Cacau
Nome derivado do olmeca e das línguas maias “kakawa”. Era utilizado pelas civilizações da mesoámerica como os Maias, Astecas, Toltecas e Olmecas principalmente como um alimento sagrado, fazendo parte dos mitos destes povos. Utilizado principalmente na forma de uma bebida espumosa, era considerado o néctar dos deuses. O cacau cerimonial, 100% puro, abre o nosso coração em nível físico e energético, melhorando o fluxo sanguíneo e elevando o nosso prana.
Rapé
Chamado também de Dume Deshke (Huni Kui), é uma medicina de origem indígena, utilizada para promover bem-estar físico, emocional, espiritual, vigor, concentração e foco, além de possibilitar a cura de malefícios como: dores de cabeça, resfriados e sinusites. Utilizado por inúmeras etnias como Huni Kuin, Ayawanawa, Tucanos, Puyanawa, Noke Kui, dentre outros, o rapé é produzido e rezado a partir de tabaco moído, de ervas medicinais e de cinzas de árvores consideradas sagradas.
Ayahuasca
Nome quíchua de origem inca, que vem de “aya”, que significa espírito ou alma, e “huasca” que significa chá ou vinho. É uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi (mariri ou jagube) com as folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona ou rainha). A Ayahuasca é uma planta maestra que atua como expansor de consciência, e vem sendo amplamente estudada por pesquisadores da área científica, médica e psiquiátrica como forma de cura para o corpo e mente, tratando inclusive doenças como depressão, distúrbios e dependências químicas.
Saiba mais sobre as próximas turmas aqui.
Registre o seu interesse para ser notificad@ sobre as próximas turmas:
Max Mello e Suzzanne Flores
Suzzanne e Max são companheiros e guardiões de uma linda família, fundadores do Centro Espiritual Sol da Manhã, localizado no Sul do Brasil, na cidade de Igrejinha, onde dedicam sua vida manifestando o sonho do Bem Viver.
Neste espaço convivem e desfrutam a vida comunitária com alimentação saudável desde plantios agroecológicos, protegendo a livre circulação das águas, coeducando de forma consciente as crianças do amanhã no momento presente, laborando em um coletivo cooperativo realizando o Ser, em um espaço Sagrado em meio à Natureza. Assim, no amor e nesta luz, recebem e acolhem muitas pessoas através de vivências e cerimônias curativas, de celebração da vida e de reconexão com a natureza primordial que habita o interior de cada Ser.
Suzzanne nasceu e cresceu no sul do Chile, atualmente desenvolve alquimias medicinais dentro da fitoaromaterapia, é uma estudiosa das plantas maestras, da homeopatia, mulher cerimoniante, acompanhante de processos perinatais (gestação, parto, puerpério, maternidade), dançante de La Luna, cantora e compositora. Desde muito jovem viajou pela América com o interesse de aprofundar nos conhecimentos das sabedorias ancestrais dos povos originários.
Max é presidente fundador do Centro Espiritual Sol da Manhã, pai de família que cultiva o caminho das medicinas desde a adolescência. Relaciona-se com a Ayahuasca há 23 anos, e há 16 anos tem se dedicado a servir e guiar cerimônias, as quais tem ajudado muitas pessoas. Na sua juventude realizou uma peregrinação vivendo e compartilhando cerimônias na Bolívia, Peru, Equador, Chile e México, ancorando assim muitas tradições e saberes curativos.
É necessário algum conhecimento prévio para participar?
Não. O mais importante é que você esteja em um caminho de autoconhecimento. Se você, ao ler a descrição do evento, sentiu-se chamado, então este retiro é para você. Esse é o lema: “Se sentir o chamado, vem!”
Como funciona a hospedagem?
Os retiros da Spontaneum sempre acontecem em locais com infra estrutura adequada para nos receber, com natureza e alimentação leve. Sempre procuramos oferecer um pacote que considere hospedagem em quartos duplos, triplos ou coletivos e alimentação completa durante todo o evento.
Verifique as informações específicas de sua região no respectivo link de inscrição, ou contate os organizadores locais.
E sobre a alimentação?
Alimentação é sempre vegetariana. Caso você tenha alguma restrição, deixe-nos saber no momento da inscrição para avisarmos o respectivo espaço.
Posso ir e voltar para casa durante os dias do retiro?
O mais recomendado é você ter disponibilidade de ficar “retirado” nos dias do evento, ou seja, hospedados no local indicado em cada região onde este retiro acontece. No entanto, em algumas regiões nós abrimos essa possibilidade. Confira essa informação no respectivo link de inscrição de sua região, ou contate os organizadores locais.
DEPOIMENTOS

Lara Nunes Bassi, Jaraguá do Sul/SC
Senhor! hahaha. Fui com a referência das minhas experiências anteriores com a Medicina que rapidamente se dissolveram na vivência única que estava diante de mim. O que experimentei foi sensível, inteiro, simples, curador, profundo, amoroso e só meu. Não teve a pirotecnia que sempre me distraiu ou a dramatização de qualquer cena. Um encontro com a minha essência mais pura, nos braços do Amor.

Maria Margarete Ribeiro, Salvador/BA
Arrebatador, profundo, me tirou do chão. Tive uma das experiências mais chocantes da minha vida. Foi e ainda tem sido um grande desafio lidar com todo o desdobramento das consagrações. Sou grata pela oportunidade e por todo o acolhimento de toda a equipe que esteve à frente de tudo.

Giselle Flissak, Petrópolis/RJ
Ahh o Naturaleza… inexplicável e inenarrável! Nem vários anos de terapia poderiam curar como tudo que foi curado nesse Retiro. O amor expandiu no peito. As “fichas” ainda estão caindo, e o efeito continua reverberando forte aqui. Depois desse Retiro, sinto uma estranha sensação, de que tudo está tão diferente, apesar de tão igual. É como se lá fora, tá tudo igual, mas aqui dentro, tudo tão diferente. Percepções mudaram, prioridades mudaram, e tá tudo em reconstrução por aqui.

Rita Figueiredo, Aracaju/SE
Foi uma grande benção poder compartilhar momentos tão significativos com pessoas amigas e confiáveis diante de uma natureza tão impressionante. Surgiu uma conexão maravilhosa e benéfica entre todos nós. Sou imensamente grata a Tati e sua equipe por essa oportunidade e a Max e Suzane pela delicadeza, simplicidade e verdade que tocaram profundamente o meu coração. Sinto que esses momentos irão reverberar ainda por muito tempo dentro de mim. Estou a recordar que a vida é sagrada, que existe um propósito para estarmos aqui e que a Mãe Divina, a Mãe Natureza, nos ama, nos ouve e nos acolhe.