RETIRO SPONTANEUM

São mais de 6 anos facilitando retiros e vivências pelo Brasil e EUA. Nossos retiros são ancorados na sabedoria dos campos sistêmicos, que nos revelam os movimentos ocultos da alma, e sustentados pelo silêncio. A proposta, como tudo o que oferecemos na Spontaneum, é integrar Psicologia e Espiritualidade à serviço da realização do Ser que fundamentalmente Somos.
“Os retiros são um convite para silenciarmos em um campo de profundo amor. Através das vivências de Constelação Sistêmica, podemos iluminar as dinâmicas inconscientes que atuam em nossos corpos-mentes, e assim, em um campo de silêncio e satsang, reconhecermos mais e mais o espaço neutro e livre de todo o sofrimento. Esse espaço ilimitado é o que essencialmente Somos.”
(Tatiane Guedes)
As bases deste retiro
Constelação Sistêmica
A Constelação Sistêmica, também conhecida como Constelação Familiar, é uma filosofia aplicada, cujos efeitos muitas vezes são profundamente terapêuticos.
O método foi baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger, que percebeu que, num trabalho em grupo, ao colocar pessoas para representar membros da família ou grupo social de um cliente, elas que nada sabiam deste cliente, se movimentavam e apresentam reações reveladoras sobre o que estava, de fato, acontecendo naquela família ou grupo social.
Assim, a Constelação Sistêmica, através da sabedoria do campo morfogenético, se apresenta como um método capaz de trazer à tona os reais bloqueios e os movimentos essenciais para retomada do fluxo de amor nos relacionamentos, vínculos familiares e, consequentemente, em nossas escolhas e decisões.
Através da consciência das Leis do Amor que atuam nos sistemas familiares e sociais, bem como da compreensão dos vínculos de amor e lealdade que nos unem ainda que inconscientemente, podemos nos reposicionar e resgatar o livre fluir de nossa vida.
O Movimento do Espírito das “Novas Constelações”
Em nossos e retiros facilitados por Tatiane Guedes, vemos cada vez mais que quando alguém se empresta ao grupo para abrir a ‘sua’ constelação, está, na verdade, abrindo um portal para todos os presentes. É comum que todos os participantes sintam-se chamados pelo campo, representando e incluindo forças diversas, sem mais a necessidade de responder tangivelmente “Quem eu represento?”. Geralmente são experiências profundas e intensas que vão além da nossa capacidade de compreensão racional e por assim nos inundarem, seguem atuando em nossas células – e em todos os nossos sistemas relacionais – por dias e meses.
Cabe cada vez mais ao constelador a presença e entrega absolutas, e claro, a guiança responsável daqueles que servem ao campo como representantes para que as Constelações fluam sem interferências e contra-transferências inconscientes, deixando-as acontecerem a partir do Vazio e das informações e movimentos que emergem do campo.
Temos usado o termo “Novas Constelações” para o próprio movimento do Espírito, dessa grande Alma que guiou todo o trabalho iniciado por Bert Hellinger e segue guiando todos aqueles que colocam-se à serviço.
“As constelações atuam quando as pessoas as deixam exatamente da maneira que as viu. É uma imagem espacial e atemporal, das profundezas, e tem sua força quando se deixa tal qual se mostrou. Qualquer discussão sobre seu conteúdo destrói a imagem.”
(Bert Hellinger)
Silêncio
Todos os dias teremos cultivo de silêncio e exercícios de auto observação. Essa prática é essencial para nutrir nossos corpos energéticos, que estarão em processo de intenso realinhamento a partir das vivências no campo sistêmico. Nada é mais simples, mais profundo e mais desafiador do que a prática do silêncio meditativo e contemplativo.
“Enquanto você pensar que o silêncio existe em oposição ao ruído, esse não é o verdadeiro silêncio. Quando você está no verdadeiro silêncio, você percebe que quando você ouve uma britadeira, isso é quietude – ela apenas tomou uma forma. O verdadeiro silêncio é absolutamente inclusivo. Ele vai além de todas as ideias dualistas do que seja o silêncio. Quando entramos na quietude, descobrimos que essa quietude não está separada do movimento ou deslocamento. Depois de meditar, se você se levanta e começa a cuidar da sua rotina pensando “Por que eu não consigo manter essa extraordinária quietude?”, é porque você experimentou a quietude controlada – não a quietude natural. À medida que você relaxa e retorna à verdadeira quietude, quando o seu corpo se levanta para se movimentar, a própria quietude se movimenta.”
(Adyashanti)
Programação
Esta é uma programação base, mas que respeita a unicidade do grupo e, portanto, pode sofrer alterações no decorrer da experiência.
Quinta-feira
- 17h00 | Check-in
- 19h00 às 20h00 | Jantar
- 20h00 às 22h00 | Abertura e Apresentações
Sexta e Sábado
- 08h00 | Café da Manhã
- 09h30 às 11h00 | Satsang: perguntas e respostas
- 11h00 | Coffee Break
- 11h30 às 13h00 | Vivência no campo das Constelações Sistêmicas
- 13h00 às 14h00 | Almoço
- 14h00 às 16h00 | Cultivo do silêncio e exercícios de auto observação
- 16h00 às 17h00 | Vivência no campo das Constelações Sistêmicas
- 17h00 | Coffee Break
- 17h30 às 19h00 | Vivências no campo das Constelações Sistêmicas
- 19h00 às 20h00 | Jantar
- 20h00 | Fogueira
- 21h00 | Descanso
Domingo
- 08h00 | Café da Manhã
- 09h30 às 11h00 | Satsang: perguntas e respostas
- 11h00 | Coffee Break
- 11h30 às 13h00 | Vivência no campo das Constelações Sistêmicas
- 13h00 às 14h00 | Almoço
- 14h00 às 16h00 | Vivência de encerramento
- 17h00 | Check-out
“Depois de viajar pelo Brasil e pelo mundo facilitando vivências em distintos formatos e unindo diversas metodologias, posso dizer que os retiros da Spontaneum são egrégoras sagradas, que se formam pelo propósito da cura. Cura como a lembrança daquilo que Somos e não como o ‘reparo’ da personalidade.“
(Tatiane Guedes)
Saiba mais sobre as próximas turmas aqui.
Registre o seu interesse para ser notificad@ sobre as próximas turmas:
Tatiane Guedes
A Psicologia abriu um caminho chamado busca. Reconheci-me como buscadora muitos anos; quantos cursos, estudos e formações! Até viver uma experiência de profundo silêncio na Índia e começar a dar-me conta de que toda a busca de curas psíquicas e entendimento intelectual estavam a serviço da rendição da ideia de eu buscador. Um paradoxo! Acreditamos que somos alguém que precisa chegar em algum lugar, que precisa se aprimorar; passamos anos buscando cura e entendimento em torno disso, até percebermos que esse eu era apenas e tão somente uma ideia. É a perfeição do caminho sem caminho. A partir deste olhar não-dual, ficou claro que todos os caminhos e estudos terapêuticos podem servir como ponte à essa rendição, e não mais como meios de aprimorar ou aperfeiçoar um eu ilusório. Toda a busca pessoal levou-me a perceber que nada mais precisava ser feito, nada precisava ser corrigido ou aprimorado, não havia alguém para se iluminar ou despertar, era apenas o senso de pessoa ou alguém que estava a se dissolver. Foi neste momento que pude realmente experimentar a liberdade de apenas Ser.
É necessário algum conhecimento prévio para participar?
Não. O mais importante é que você esteja em um caminho de autoconhecimento. Se você, ao ler a descrição do evento, sentiu-se chamado, então este retiro é para você. Esse é o lema: “Se sentir o chamado, vem!”
Como funciona a hospedagem?
Os retiros da Spontaneum sempre acontecem em locais com infra estrutura adequada para nos receber, com natureza e alimentação leve. Sempre procuramos oferecer um pacote que considere hospedagem em quartos duplos, triplos ou coletivos (alguns locais oferecem a possibilidade de quartos individuais com custo extra) e alimentação completa durante todo o evento.
Verifique as informações específicas de sua região no respectivo link de inscrição, ou contate os organizadores locais.
E sobre a alimentação?
Alimentação é sempre vegetariana. Caso você tenha alguma restrição, deixe-nos saber no momento da inscrição para avisarmos o respectivo espaço.
Posso ir e voltar para casa durante os dias do retiro?
O mais recomendado é você ter disponibilidade de ficar “retirado” nos dias do evento, ou seja, hospedados no local indicado em cada região onde este retiro acontece. No entanto, em algumas regiões nós abrimos essa possibilidade. Confira essa informação no respectivo link de inscrição de sua região, ou contate os organizadores locais.
Esse retiro certifica terapeutas a atuarem com as dinâmicas propostas?
Este retiro é para você, para sua vivência pessoal, e não para se profissionalizar como terapeuta. Caso tenha interesse em um programa extensivo que inclua mentorias e acreditação em nossa filosofia de trabalho, conheça a nossa [Des] Formação Spontaneum.
Veja e sinta alguns de nossos retiros:
DEPOIMENTOS

Renata Dias Gomes, Porto Alegre/RS
Participar do Retiro da Spontaneum transformou meu coração e alma de forma imensurável. Levarei as vivências aqui experimentadas com muito amor, cada detalhe foi perfeito e saio daqui acreditando que podemos viver em harmonia, e paz com nosso passado, presente e futuro. Gratidão!

Fernanda Noda, São Paulo/SP
O Retiro da Spontaneum fez com que eu me reconectasse com minha essência, acessando toda minha potência e também as minhas dores. Me sinto pertencente a mim mesma, com autorresponsabilidade, movimento e conectada com os outros simplesmente através de quem eu realmente sou.

Cibele Vicino, São Paulo/SP
Foi uma oportunidade única de me rever e acessar questões doloridas mas que precisavam ser vistas para continuar a minha caminhada. Agradeço a cada vivência e ao carinho recebido por cada facilitador. Saio daqui com muita expansão e certa de que o caminho é apenas uma escolha.

Jaciene Andrade, Feira de Santana/BA
Meu processo de autoconhecimento pelo I Belong aconteceu muito pelo ambiente criado que facilita minha conexão com o outro. Nesse olhar aberto e amoroso para o outro, pude ir mais fundo em mim mesma, sentindo aquilo que, na essência, todos somos. Sou grata de coração!

Samilla Costa, Feira de Santana/BA
Transformador! Cheguei com uma pergunta ecoando em meu coração e saí com clareza dos passos que preciso dar para obter a resposta. Ela está em meu coração e este retiro me mostrou que está tudo em mim, e que o amor é a melhor resposta para a vida. Eu escolho viver!